sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mais de 90% dos municípios brasileiros enfrentam problemas ambientais, diz IBGE

Reportagem extraída de forma não-integral da página do UOL: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/12/12/ult5772u2152.jhtm

Mais de 90% dos municípios brasileiros enfrentam problemas ambientais, diz IBGE

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Mais de 90% dos municípios brasileiros (ou 5.040 deles) sofrem algum problema ambiental, sendo que as incidências mais citadas são queimadas, desmatamento e assoreamento de corpos d'água. É o que informa o levantamento feito pela sétima edição da Pesquisa de Informações Municipais (Munic) que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou nesta sexta-feira.

"Em seis anos, contaminação do solo diminui e poluição da água aumenta"

Apesar do elevado índice de municípios com problemas ambientais, o IBGE afirma que apenas 18,7% dos municípios brasileiros dispõem de estrutura adequada para enfrentá-los. Essa porcentagem se refere a municípios que possuem, simultaneamente, três fatores: uma secretaria de meio ambiente ou departamento, assessoria, setor ou órgão similar; recursos específicos para a área; e conselho de meio ambiente ativo.

Os problemas analisados pelo IBGE foram queimadas, desmatamentos, assoreamento de corpo d'água, poluição do recurso água, escassez do recurso água, contaminação do solo, poluição do ar, degradação do áreas legalmente protegidas e alteração que tenha prejudicado a paisagem. Em média, foram informados 4,4 problemas ambientais por município.