segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gorduras indesejáveis

Bateu aquela fome! E você fica com vontade de fazer um hambúrguer, um pastel-frito de carne ou de queijo, um ovo daqueles que quando você corta, se esparrama pelo prato. Que delícia! Mas, o uso da gordura deve ser feito com muito juízo, em todos os sentidos. Como nosso foco aqui é o meio-ambiente, deixo o crescimento da barriga e do colesterol para os blogs voltados para isso! Hehe!

Bom, mas o fato é: cuidado na hora de se desfazer da gordura. Não jogue pelo ralo o resto da fritura ou qualquer tipo de óleo. Uma gota deste líquido pode sujar até mil litros de água. É mais do que a sua caixa d’água, que normalmente é de 500 litros.


Além disso, quando o óleo entra em contato com a água, ele fica boiando, não se dilui e faz com que o oxigênio em lagoas, rios e mares seja reduzindo, acabando com a vida de peixes e plantas que ali vivem.

Coloque o óleo em garrafas pet e jogue fora como o lixo comum. Também há cooperativas que recolhem o material para fazer sabão e dão outros fins ao líquido.

Desculpe-me pelo sumiço, mas os dias estão corridos em novembro! Em dezembro, tudo voltará ao normal!

Um abraço!

4 comentários:

Mimirabolante disse...

Bem - vindo !!!Diminui o uso de óleo e gorduras....e estou doando o usado qd tenho....

Daemon disse...

Aluisio, um amigo meu postou coisa semelhante: http://blog.biosustentavel.com.br/?p=49
Parabéns pela idéia e pelo blog.

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Dá uma olhada nas primeiras publicações do meu blog q. tem nomes de empresas q. recolhem e reciclam o oleo de cozinha e receitas de sabão pra fazer com ele. Mas se conseguir reduzir as frituras, é melhor pra saúde !
Bj

Daniela Lima disse...

preciso encontrar alguém que faça isso aqui, quero fazer uma campnha na escola!!!