quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Uma idéia para mudar idéias

Lixo, poluição atmosférica, esgoto a céu aberto, água potável se acabando, falta de consciência ecológica. Estas coisas têm me deixado muito incomodado nos últimos tempos. Por esta razão, resolvi dar minha parcela de contribuição para tentar minimizar os impactos da degradação do meio-ambiente.

Aos poucos, vamos sentindo mais calor fora do tempo, o ar-condicionado fica sempre ligado e acaba causando desconforto. Incômodo maior ainda é saber o tamanho da despesa que temos ao arcar com um aparelho que refrigera o ambiente. E não estou falando de dinheiro. A base da energia produzida em nosso país é a água, que está cada vez mais escassa. Um problema que gera outro e gera outro e vai até o fim da cadeia: nós! Os poluidores recebem de volta tudo que fizeram de errado. Se você está sentindo muito calor agora, pode saber que é uma parcela da "recompensa" que já estamos recebendo pelo descaso com a natureza.

A partir de hoje, eu tentarei fazer o que posso para ajudar aqui no blog. A idéia é transportar o que vou escrever para o mundo real. Ou trazer relatos de atitudes já tomadas para que elas sejam proliferadas por quem possa ler o que estiver postado neste blog cidadão.
E você vai ver que mudar atitudes simples no dia-a-dia vai ajudar e muito a nossa sociedade. Quer apostar?

Espero não ser visto como um aporrinhado idealista, porque eu estou com a mão na massa para fazer tudo que puder.

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda! Este é o seu Biorizonte!

Um abraço!

9 comentários:

Anônimo disse...

"estou com a mão na massa para fazer tudo que puder". Você pode dar alguns exemplos? Para quantas pessoas vc dá carona em cada dia? Quanto tempo vc demora no banho? Vc dá preferência a produtos fabricados de acordo com as normas de qualidade e meio ambiente? Quando vc faz compras, vc leva uma sacola de pano? Hein? Hein? Vc contribui para o WWF salvar a ona pintada? Vc deixou de usar embalagens de isopor? Vc recicla lixo?

Sapiência disse...

Oi Luli, não é um idealista nem um utópico. Vivemos num tempo e num espaço em que a sua visão tem todo o sentido e há muito venho pensando em como ajudar a terminar o lixo na cidade. Adorei quando vi a sua atitude, só espero que não fique apenas no computador. E, outra coisa, não importa o que as pessoas vão achar, fato é que você está fazendo o que você acha certo, então vá em frente! Pode contar comigo.
Perto da minha casa tem um córrego que está sendo canalizado, é um absurdo, mas é muito poluído e o que mais que intriga é que quem suja são os moradores em torno. A culpa é de todos, do governo, minha, sua e todos que aqui vivemos, mas isso é uma outra história. Hoje quero reforçar uma idéia que todos deveriam adotar e todos conhecem:A sacola de tecido. São lançados ao mar, por ano, 400 milhões de sacolas plásticas que destroem a fauna e a flora do planeta, entopem bueiros, contaminam solos e vias fluviais. Em média, gastamos ao longo da vida mais de 22 mil sacolas. Alguns países como a Irlanda e Ruanda já proibiram a venda dessas sacolas, outros, estão com projetos em andamento. Espero que cada um pense em seus pequenos gestos. Beijos, Ana

Anônimo disse...

Jesus Cristo!
Só não quero que vc vire um ativista doidão do Greenpeace.
Pelado na Afonso Pena, nem pensar! Estamos combinados???

Adorei a sua idéia e o trocadilho (mestre dos mestres!).
Beijos, Gazzi

Anônimo disse...

Boa, Luli!

Criar esse blog é, sem dúvida, colocar a mão na massa. Ou os dedos no teclado para escrever algo útil, que realmente possa ajudar a todos.

Parabéns!

Que o Biorizonte cresça e frutifique.

Bjocas,
Letícia

Raquel Nasser disse...

O fato de ter tido iniciativa e criado um blog que trata sobre a questão ambiental já é um grande passo. Não é preciso ser contribuinte do Greenpeace ou do WWF para demonstrar que você se preocupa com o mundo a sua volta. Pelo contrário, isso é comodismo, é pagar para que os outros façam por você. Contribuir para a preservação do meio ambiente é adotar atitudes simples no dia-a-dia, é ter consciência de que, embora o outro não faça, você, como cidadão, tem o DEVER de fazer.

Ótima iniciativa sua, Luli!!!

Aluisio Gonzaga disse...

A idéia é implantar tudo que for debatido aqui na minha vida, na sua vida, na vida de todos. Há coisas que já fazemos para melhorar o meio-ambiente. Há coisas que ainda precisam ser feitas. Vamos começar pelas leituras. E ao sair do computador, vamos fazer tudo que pudermos para melhorar.

Combinado?

Anônimo disse...

É isso ai luli, as vezes deixamos de preservar o meio ambiente por falta de conhecimento das alternativas. Gostei demais cara, vou divulgar este blog com certeza. Abraço velhim.

Anônimo disse...

Excelente inciativa. A informação é uma das 'armas' mais importantes na luta contra os maus hábitos. Tb me preocupo com o meio ambiente e faço a minha parte. Se cada um fizer a sua, tanto melhor para todos. Te abasteço qdo puder.

Mimirabolante disse...

Vou colocar vc na minha lista de Blogs,ok?