quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sai a sacola plástica. Entra o papelão.

Cena para você esquecer!




Em apenas um dia de existência, já deu pra ver o quanto as sacolas plásticas são polêmicas. Por isso resolvi buscar pela lei que obriga os estabelecimentos comerciais a trocar as atuais por biodegradáveis.

A verdade é que ainda teremos que continuar a ver as sacolas de plástico por muito tempo. Os supermercados ainda estão com um grande estoque e não vão se livrar dele tão cedo. A lei vai ser colocada em prática mesmo em 2011, mas ainda não se sabe quem vai fiscalizar. Não vou me aprofundar muito no assunto hoje porque o importante neste post é fazer você mudar de postura no supermercado antes mesmo da implantação da lei. Podemos começar a substituir as sacolas por caixas de papelão, por exemplo. Você sabia que muitos supermercados já as fornecem?

Então você já sabe. Na próxima compra, ao chegar no supermercado, já peça ao empacotador para providenciar algumas caixas de papelão pra você. Ao passar pelo caixa, elas já estarão lá e você não perde tempo abrindo as temíveis sacolas de plástico. Sacos de pano também são bem-vindos!

Até a próxima!

Cena para você se lembrar!

9 comentários:

Unknown disse...

Luli, ao contrário do que parece, as sacolas plásticas não são tão ruins assim. Elas podem ser totalmente recicladas,sendo que o novo produto fica perfeito e não como o papel reciclado. O assunto merece muito mais discussão!

Anônimo disse...

O problema é que nada se recicla sozinho. É comum entrar na casa de alguém e ver os famosos "puxa-sacos" com várias sacolas de lixo que geralmente são usadas para colocar lixo. No fim das contas, ela acaba indo para o meio-ambiente e não para reciclagem. Mesmo que aconteça o mesmo com os sacos de papelão ao menos ele demora de 3 a 6 meses para se decompor, ao contrário do plástico de demora 100 anos.

Anônimo disse...

corrigindo: sacolas de plástico que acabam servindo para colocar lixo.

Raquel Nasser disse...

A questão da utilização de sacola plástica, infelizmente, ultrapassa a questão da educação ambiental. Mais uma vez, o dinheiro intervém. Economicamente é mais viável produzir uma nova sacola a reciclar.

Sapiência disse...

Concordo com o anônimo! As sacolas podem sim ser recicladas, mas ninguém recicla ((e ficam muito mal-cheirosas inclusive)... Vc já viu um catador recolhendo sacolinhas plásticas? Além disso, vão pegar sacolinhas pra fazer mais sacolinhas! O negócio é acabar com elas não refazê-las! Com relação às caixas de papelão, é até uma idéia legal pra gente que faz as compras maiores. Outra opção é fazer as compras perto de casa. Os pequenos supermercados, os supermercados de bairro entregam as compras em casa e usam aqueles caixotes de plástico resistente que duram anos (e ainda ajudam na economia interna... rsrsrs). Para as pequenas compras, as sacolas de tecido são as mais recomendadas.

Anônimo disse...

Ei frango!
Seu blog é muito bacana..você leva jeito para blogs, já teve um monte né! Aproveito para deixar uma "sugestão de pauta" pro biorizonte: greenwash. É a divulgação de informações ambientais falsas por empresas, para melhorar suas imagens junto ao público. É um tema que gera muita discussão e é muito comum!
Bjs

Anônimo disse...

Quero agradecer de coração a participação de todo mundo no blog. Vou tentar abordar todos os temas sugeridos com o passar do tempo e com a aprendizagem do assunto.

Um abraço!

Aluisio

Mimirabolante disse...

Eu só uso bolsas de pano,carrinho de feira , caixas de papelão.....

Mimirabolante disse...

Também utilizo as caixas de papelão qd faço compras grandes....